Escrevi aqui que Piaget foi o pioneiro nos estudos do desenvolvimento cognitivo. Hoje entende-se que suas ideias apresentam inúmeras deficiências em seu relato original, mas seu movimento inicial foi crucial para que outros pesquisadores pudessem fazer o mesmo questionamento, e mais importante, abrir um canal de discussão e de contrapontos teóricos e metodológicos acerca do tema.

Um importante pesquisador do desenvolvimento infantil que se destacou foi Lev Semenovitch Vygotsky, nascido no antigo império russo em 1896. Contemporâneo de Piaget, Vygotsky sugeriu que as soluções para os problemas são socialmente geradas e aprendidas.

Aprendizagem através das relações sociais

Duas crianças olhando para o lago, tentando alcançar algo na água

Vygotsky acreditava que duas crianças pré-escolares trabalhando juntas em um quebra-cabeças poderiam realizar a atividade discutindo sobre o lugar das peças e como montá-lo, apresentando pontos de vistas diferentes. Após uma série desses diálogos, os participantes internalizam a discussão, possibilitando uma reflexão. Ela então se torna então um modelo para uma conversa interna que a criança usa para guiar-se através do processo de solução do quebra-cabeças.

Ele não negava a aprendizagem individual. Antes, ele sugeria que os processos de aprendizagem grupal são centrais ao desenvolvimento cognitivo. Consequentemente, do ponto de vista de Vygotsky, a interação social é necessária para o desenvolvimento cognitivo. 

Zona de desenvolvimento proximal e Andaimagem (Scaffolding)

Os dois princípios gerais mais importantes da teoria de Vygotsky são a Zona de desenvolvimento proximal, e a Andaimagem [scaffolding].

Crianças fazendo esculturas em abóboras em uma mesa, com supervisão de uma mulher

Zona de desenvolvimento proximal – Na teoria de Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é o espaço existente entre as habilidades já adquiridas pela criança e a gama de tarefas que estão disponíveis para a criança naquele momento e naquele ambiente, mas que são muito difíceis para uma criança fazer sozinha, mas que podem ser realizadas com sucesso por meio da orientação ou apoio de um adulto ou de uma criança mais experiente.

Andaimagem [scaffolding] – Metaforicamente usando o termo Scaffolding, (sendo “andaime” uma das traduções possíveis do inglês), ele se caracteriza pelo processo pelo qual um professor (pai, irmão mais velho ou outra pessoa no papel de professor) estrutura um encontro de aprendizagem com uma criança, de modo a conduzi-la passo a passo, de forma segura, com o apoio necessário para o trabalho.

É principalmente neste ponto que as teorias de Piaget e Vygotsky se divergem de maneira significativa: Enquanto Piaget acreditava em um crescimento gradual e hierárquico de habilidades e conhecimentos adquiridos (respeitando os quatro estágios de desenvolvimento), Vygotsky entendeu que as habilidades e conhecimentos estão, virtualmente, disponíveis para o aprendizado a qualquer momento (dentro da zona de desenvolvimento proximal), por meio de um orientador ou facilitador.

Estágios de desenvolvimento

Menina escrevendo e outra observando de perto

Vygotsky, assim como Piaget, também propôs estágios específicos de desenvolvimento cognitivo, do nascimento aos 7 anos. Cada estágio representa um passo na direção da internalização, por parte da criança, das formas de pensamento usadas por adultos em sua sociedade.

No primeiro estágio, denominado estágio primitivo, o bebê aprende principalmente através de condicionamento (semelhante ao que acontece nos animais inferiores) até a linguagem começar a se desenvolver no segundo ano. Neste ponto, ele entra no estágio de psicologia ingênua, no qual aprende a usar a linguagem para se comunicar, mas ainda não entende seu caráter simbólico. Ou seja, ele não percebe que qualquer coleção de fonemas poderia substituir o objeto “cadeira”, desde que todos concordem em relação aos sons. Em alguns casos, por problemas auditivos de captação do som ou de processamento, é possível observar a criação de palavras por parte da criança para denominar um objeto, e as mães acabam aderindo a essas construções fonêmicas. A criança cria uma palavra para denominar um objeto, e a mãe compreende o intuito da criança, e pelo hábito, a entende perfeitamente.

Quando a criança começa a apreciar a função simbólica da linguagem, perto do final do terceiro ano de vida, ela entra no estágio da fala egocêntrica. Nesse estágio, ela usa a linguagem como um guia para resolver problemas. De fato, ela diz a si mesma como fazer as coisas. Por exemplo, uma criança de três anos descendo uma escada poderia dizer a si mesma “Cuidado!”.

Hoje em dia…

A teoria de Vygotsky é utilizada até hoje nas escolas e ambientes acadêmicos. É através da teoria de Vygotsky que se percebeu que crianças em pares e em grupos produzem ideias mais sofisticadas do que crianças que trabalham nos problemas sozinhas. E é por isso que educadores usam a sua teoria como base para recomendar que crianças em idade escolar façam tarefas e trabalhem em projetos em grupos em vez de individualmente.