Transtorno de aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem. Você sabe a diferença entre eles?
Quando pensamos nesses dois termos podemos nos deparar com certa confusão e dúvida a respeito dos seus significados. Quando seu filho está indo mal na escola, isso é um transtorno ou uma dificuldade de aprendizagem?
No contexto clínico, eles são carregados de informações que fazem bastante diferença tanto no olhar para a criança quanto na intervenção.
Dificuldades escolares
Existem inúmeros motivos que podem fazer uma criança ir mal na escola. Cada criança tem o seu próprio tempo, isso todos nós sabemos, então o processo de ensino-aprendizagem pode não ser linear para todas elas.
No entanto, quando percebemos que algo a mais está influenciando esse processo de aquisição de novas habilidades e conhecimentos, precisamos entender o que está acontecendo para poder intervir de forma apropriada.
De maneira geral, no contexto escolar, encontramos tanto o transtorno de aprendizagem quanto a dificuldade de aprendizagem. Entenda a diferença:
Dificuldades de aprendizagem
Quando falamos em dificuldades de aprendizagem, estamos nos referindo aos problemas que a criança enfrenta para adquirir novos conhecimentos e habilidades. No entanto, não são necessariamente relacionados com algum tipo de transtorno, e podem até ser situações passageiras.
Uma série de fatores pode causar uma dificuldade de aprendizagem: desde uma mudança estrutural na família (separação ou casamento dos pais), a necessidade não detectada de óculos, mudança de endereço e de escola, alteração de rotina, excesso de atividades curriculares e extracurriculares, e até mesmo problemas comportamentais e ambientais na sala de aula.
Podemos identificar, portanto, uma amplitude maior de causas para a dificuldade de aprendizagem. Elas podem ser ambientais, de fácil resolução, ou mais complexas e que podem demandar ajuda profissional.
Transtorno de aprendizagem
Ao contrário da dificuldade, no transtorno de aprendizagem, é possível observar um diagnóstico, uma condição neurológica, biológica e/ou psicológica que influencia diretamente no aprendizado. Normalmente associadas a alterações estruturais encefálicas, falha no processamento de informações ou desbalanceamento de neurotransmissores no cérebro. São os chamados transtornos do neurodesenvolvimento.
Os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns vistos nas escolas são o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno Específico da aprendizagem (também conhecidos por dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia), Deficiência Intelectual (DI) e os transtornos de linguagem.
Obviamente são condições mais complexas, que necessitam, inevitavelmente, de avaliação e intervenção profissional qualificada, para que o desenvolvimento intelectual, social e biológico da criança não fique comprometido.
O papel da escola
A escola sempre desempenha importantíssimo papel no processo de desenvolvimento dos filhos. É a partir da observação dos professores em sala de aula que os primeiros indícios de dificuldades na aprendizagem surgem. Quando todas as crianças já passaram por uma atividade, e uma delas está realizando uma tarefa anterior, e encontra dificuldade, pode ser um indicativo, e os professores são os profissionais que tem mais acesso a essas informações.
E é ainda mais importante que os pais estejam sempre em contato com a escola. Que saibam o que está acontecendo, e como anda o desenvolvimento do seu filho.
Obviamente o objetivo não é tornar os pais os carrascos dos filhos, cobrando apenas notas altas deles, mas sim de identificar e procurar ajuda quando algo realmente sério surgir.
Se você tem dúvidas a respeito dessa diferença, ou percebe questões comportamentais no seu filho em sala de aula ou em casa, entre em contato ou deixe um comentário!
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