Deixar a criança ter responsabilidades desde cedo em casa pode trazer diversos benefícios imediatos e também posteriormente na sua vida adulta. 
Para uma criança, tudo é novo e estimulante, e toda experiência é uma oportunidade de aprendizado, tanto no aspecto intelectual quanto no aspecto motor e social. Então é muito importante fazer com que a crianças participem das atividades de casa.

Com cuidado e supervisão, devemos aproveitar esses momentos ao máximo, trazendo o lúdico para o dia a dia da criança. Dessa forma também podemos trabalhar com elas desde cedo aspectos como responsabilidades, autonomia e até mesmo vínculos familiares, importantíssimos durante toda a vida.

Atividades para crianças de até dois anos

patos de borracha de várias cores e várias temáticas diferentes, alinhados na borda de uma banheira

Uma boa maneira de introduzir as tarefas de casa para uma criança de dois anos é usar seus próprios brinquedos. Ajude-a a guardá-los, e de uma maneira lúdica, organize-os por categorias diferentes (ex: cores, tamanhos etc), fazendo com que ela gradualmente vá entendendo o conceito de organização.

Lembrando que todas essas e as próximas orientações são genéricas, e cada criança tem seu próprio ritmo e maturidade. Cabe aos pais avaliar quais tarefas seriam mais adequadas para seu filho, levando em consideração seu momento de desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Atividades de três a quatro anos

menino de mochila e boné segurando uma máquina fotográfica

Para crianças de três a quatro anos, algumas atividades já podem ser apresentadas à criança, como por exemplo arrumar a própria mochila, ou pedir que leve o prato de comida até a pia.

Algumas tarefas de organização podem ser apresentadas (com supervisão), como o local para guardar certos objetos como um par de sapatos ou roupas, por exemplo.
Lembrando que essas tarefas são cumulativas, e as sugestões para crianças de dois anos também são aplicáveis aqui!

Atividades para crianças de cinco a sete anos

menina regando um arbusto baixo

Crianças de cinco a sete anos já tem um entendimento mais aprimorado de responsabilidade e cuidado. 
É possível orientá-las a regar as plantas e esvaziar o lixo do banheiro, além de ensiná-la a arrumar a própria cama e dobrar algumas roupas. Poderá também ensinar a lavar algumas peças de louça, levar a roupa suja para a lavanderia, arrumar brinquedos e livros, e ajudar a estender roupa.

A partir de oito anos

menina recebendo ajuda de uma adulta para cozinhar algo em uma frigideira

Nessa idade, a criança já tem maior desenvoltura motora para desempenhar tarefas mais complexas.

Tem também um entendimento maior sobre objetos pontudos, quebradiços e afiados. 
Peça para ela arrumar a mesa, carregar e guardar as compras do supermercado. Introduza gradualmente a ajuda dela no preparo de comidas, começando com lanches mais simples. A essa altura a criança já deve ser capaz de tomar banho sozinha.
Poderá também ser responsável por alimentar o animal de estimação, e levar o lixo pra rua.

Encerrando

Convidas as crianças a realizar as atividades de casa pode ser uma experiência excelente, tanto para as crianças quanto para os pais. Pode proporcionar não apenas o desenvolvimento da responsabilidade nas tarefas do dia a dia, mas pode estreitar os laços sociais com os pais e com outras pessoas.

Mas esse processo de adição de tarefas de casa na rotina da criança deve ser feito de maneira gradual e harmoniosa. O tempo da criança deve ser, acima de tudo, respeitado nessa hora, para que as atividades não se tornem cansativas, chatas ou punitivas. De maneira alguma as atividades de casa devem ser relacionadas com castigos!

E se elas estão de férias, aproveite o tempo livre para ocupá-las com essas atividades também, além das dicas que dei aqui.

Seguem algumas sugestões aos pais que desejam tentar essa estratégia:

  • Respeite o tempo e o momento dela;
  • Não mande fazer, convide-a para fazer junto;
  • Não associe tarefas com castigo;
  • Tenha calma e paciência para explicar e repetir se necessário;
  • Não critique o trabalho, elogie e reforce sempre que possível;
  • Crie uma rotina de atividades.