A idade escolar é um momento de essencial importância para o desenvolvimento cognitivo e social infantil, e uma série de fatores pode influenciar esse momento de vida. Um deles é a queixa escolar.
A queixa escolar
Segundo autores, a queixa escolar é a culpabilização unilateral do aluno e dos familiares pelo mau desempenho escolar, normalmente indicando uma incapacidade ou limitação da criança, eximindo a escola de culpa pelo seu insucesso. Como consequência, pode incorrer na medicalização e na psicologização, em decorrência de uma patologização (muitas vezes indevida) do processo de ensino-aprendizagem. Estabelece-se então a rotulação e a exclusão, e surgem problemas de ajustamento escolar, dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais, em decorrência de conflitos vividos internamente.
Há de se ter muito zelo pela relação pais-escola. E quem é mãe ou pai precisa tratar essa relação de uma maneira muito sensata e lúcida. Então conheça tudo sobre a instituição, e fique sempre de olho no que acontece por lá. Converse com professores e outros pais. Pergunte sobre as condições de trabalho dos professores e funcionários. Pergunte sobre o método de ensino.
Se nunca pesquisou sobre métodos de ensino, sugiro que comece a fazê-lo, pois cada escola tem o seu. Tente escolher a escola não pela proximidade ou pela mensalidade, mas pela metodologia de ensino aplicada.
O método Montessori
Uma ótima sugestão para os anos iniciais é o método Montessori, desenvolvido pela médica e pediatra Maria Montessori, e é centrado na criança e sua curiosidade natural. Ela explora e amplia sua necessidade de aprender, contanto que tenha um ambiente adequado, variado e estimulante.
O método Montessori é apenas uma sugestão, o resto da pesquisa eu deixo ao encargo dos pais e mães!
Comentários