ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica infantil é uma investigação do perfil neuropsicológico que identifica se existe algum comprometimento em alguma das áreas cognitivas (atenção, memória, inteligência, resolução de problemas, linguagem escrita ou falada, praxia, etc.). É realizada, também, uma investigação das questões comportamentais, afetivas e emocionais para identificar os causadores dessas dificuldades. 

Principais queixas:

  • Suspeita de TDAH, autismo, dislexia, entre outras
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldade de alfabetização
  • Agitação
  • Desatenção

Benefícios:

  • O diagnóstico possibilita intervenções específicas de acordo com o que foi identificado no laudo
  • Possibilita o entendimento das áreas em que a criança tem facilidade e das áreas que tem dificuldade e quais estratégias mais interessantes para seu aprendizado e para desempenhar suas atividades
  • Pode direcionar reabilitação de algumas atividades que não estão bem desenvolvidas

Como funciona: são de 8 a 10 sessões semanais presenciais em consultório, com duração de 50 minutos (este trabalho não pode ser realizado on-line). Durante os encontros o neuropsicólogo aplica uma série de testes específicos para cada habilidade cognitiva e atividades lúdicas e pedagógicas. Após a aplicação dos testes, eles são corrigidos e o laudo é elaborado para ser apresentado. Inclui entrevista com pessoas do convívio da criança para entender como desempenha suas atividades em outros ambientes.

PSICOTERAPIA

A psicoterapia infantil auxilia tanto a criança quanto os pais a entender os seus sentimentos, emoções e comportamentos causados por estas emoções. Com a regulação emocional, trabalhada durante a psicoterapia, é possível mostrar para a criança o que ela está sentindo e como lidar com as situações. Além disso, auxilia a desenvolver habilidades sociais, por exemplo, como interagir com colegas, amigos e demais pessoas do seu convívio, seja na escola, em casa ou outros ambientes. A abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) visa desenvolver comportamento assertivo e a identificar e evitar comportamentos passivos e/ou agressivos.

Principais queixas:

  • Agressividade
  • Agitação
  • Desatenção
  • Dificuldades sociais
  • Passividade
  • Alterações do humor

Benefícios:

  • Melhora na qualidade de vida
  • Clareza da criança sobre o contexto em que vive, como ela percebe o seu redor e como isso influencia no que pensa, sente e age
  • Novas formas de lidar com situações que hoje demandam atenção e que perduram para sua vida adulta
  • Autorregulação: regulação emocional e socioemocional da criança

Como funciona: sessões semanais presenciais em consultório, com duração de 50 minutos. Durante as sessões são utilizados materiais complementares, lúdicos (baralhos, imagens, atividades), para trabalhar com a criança as queixas relatadas.

Para adolescentes é possível realizar on-line ou no formato híbrido.