Transtorno de aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem. Você sabe a diferença entre eles?

Quando pensamos nesses dois termos podemos nos deparar com certa confusão e dúvida a respeito dos seus significados. Quando seu filho está indo mal na escola, isso é um transtorno ou uma dificuldade de aprendizagem?

No contexto clínico, eles são carregados de informações que fazem bastante diferença tanto no olhar para a criança quanto na intervenção.

Dificuldades escolares

Existem inúmeros motivos que podem fazer uma criança ir mal na escola. Cada criança tem o seu próprio tempo, isso todos nós sabemos, então o processo de ensino-aprendizagem pode não ser linear para todas elas.

No entanto, quando percebemos que algo a mais está influenciando esse processo de aquisição de novas habilidades e conhecimentos, precisamos entender o que está acontecendo para poder intervir de forma apropriada.

De maneira geral, no contexto escolar, encontramos tanto o transtorno de aprendizagem quanto a dificuldade de aprendizagem. Entenda a diferença:

Dificuldades de aprendizagem

Quando falamos em dificuldades de aprendizagem, estamos nos referindo aos problemas que a criança enfrenta para adquirir novos conhecimentos e habilidades. No entanto, não são necessariamente relacionados com algum tipo de transtorno, e podem até ser situações passageiras.

Uma série de fatores pode causar uma dificuldade de aprendizagem: desde uma mudança estrutural na família (separação ou casamento dos pais), a necessidade não detectada de óculos, mudança de endereço e de escola, alteração de rotina, excesso de atividades curriculares e extracurriculares, e até mesmo problemas comportamentais e ambientais na sala de aula.

menino oriental com óculos de armação redondos, lendo uma revista, olhando para a câmera. Fundo com estante livreiro vermelha, com livros infantis

Podemos identificar, portanto, uma amplitude maior de causas para a dificuldade de aprendizagem. Elas podem ser ambientais, de fácil resolução, ou mais complexas e que podem demandar ajuda profissional.

Transtorno de aprendizagem

Ao contrário da dificuldade, no transtorno de aprendizagem, é possível observar um diagnóstico, uma condição neurológica, biológica e/ou psicológica que influencia diretamente no aprendizado. Normalmente associadas a alterações estruturais encefálicas, falha no processamento de informações ou desbalanceamento de neurotransmissores no cérebro. São os chamados transtornos do neurodesenvolvimento.

menino brincando com blocos coloridos em cima de uma mesa

Os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns vistos nas escolas são o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno Específico da aprendizagem (também conhecidos por dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia), Deficiência Intelectual (DI) e os transtornos de linguagem.

Obviamente são condições mais complexas, que necessitam, inevitavelmente, de avaliação e intervenção profissional qualificada, para que o desenvolvimento intelectual, social e biológico da criança não fique comprometido.

O papel da escola

A escola sempre desempenha importantíssimo papel no processo de desenvolvimento dos filhos. É a partir da observação dos professores em sala de aula que os primeiros indícios de dificuldades na aprendizagem surgem. Quando todas as crianças já passaram por uma atividade, e uma delas está realizando uma tarefa anterior, e encontra dificuldade, pode ser um indicativo, e os professores são os profissionais que tem mais acesso a essas informações.

crianças orientais sentadas em uma mesa rosa, se alimentando. Uma delas está olhando diretamente para a câmera

E é ainda mais importante que os pais estejam sempre em contato com a escola. Que saibam o que está acontecendo, e como anda o desenvolvimento do seu filho.

Obviamente o objetivo não é tornar os pais os carrascos dos filhos, cobrando apenas notas altas deles, mas sim de identificar e procurar ajuda quando algo realmente sério surgir.

Se você tem dúvidas a respeito dessa diferença, ou percebe questões comportamentais no seu filho em sala de aula ou em casa, entre em contato ou deixe um comentário!