ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE ADULTOS
PSICOTERAPIA
Durante as sessões de psicoterapia buscaremos entender a percepção que a pessoa tem do mundo e de que forma ela a interpreta. Na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) consideramos não a situação em si, mas como percebemos esta situação, para ressignificar comportamentos que podem estar afetando o desempenho de atividades no dia a dia.
Principais queixas:
- Quadros de alteração de humor
- Depressão
- Ansiedade
- Dificuldades de lidar com situações no dia a dia
- Dificuldades com relacionamentos interpessoais
- Dificuldades em atingir metas pessoais, profissionais e/ou acadêmicas
- Entre outras
Benefícios:
- Melhora na qualidade de vida
- Clareza na forma de perceber situações
- Mudança na forma de pensar e perceber suas crenças e valores
- Novas formas de lidar com situações que hoje demandam atenção
- Autopercepção: atenção aos próprios processos mentais de maneira a evoluir o pensamento e as decisões a eles ligadas
- Melhora nos relacionamentos interpessoais
Como funciona: sessões semanais presenciais e/ou on-line com duração de 50 minutos.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A Avaliação Neuropsicológica de adultos é uma investigação do perfil neuropsicológico que identifica se existe comprometimento em alguma das áreas cognitivas (atenção, memória, inteligência, resolução de problemas, entre outros). São investigadas, também, as questões comportamentais, afetivas e emocionais para identificar os causadores das dificuldades relatadas. A avaliação neuropsicológica de adultos pode auxiliar a identificar tardiamente transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH, autismo, dislexia, entre outros.
Principais queixas:
- Pessoas que se sentiram deslocadas durante a infância e vida adulta na sociedade ou que não se sentem competente o suficiente para desempenhar algumas funções
- Suspeita de TDAH, autismo, dislexia, entre outras encaminhadas por médico (neurologista, psiquiatra, ou outro profissional)
- Desatenção, esquecimento, depressão, ansiedade, transtornos de humor
- Doenças neurodegenerativas e/ou trauma encefálico
Benefícios:
- Melhora no âmbito afetivo e emocional para lidar com situações
- Esclarecimento se suas dificuldades sentidas durante a vida têm relação com algum transtorno do neurodesenvolvimento e como lidar com elas
- Melhora na qualidade de vida
Como funciona: de 6 a 8 sessões semanais presenciais com duração de 50 minutos. Este trabalho não pode ser realizado on-line. Durante os encontros o neuropsicólogo aplica uma série de testes específicos para cada habilidade cognitiva. Após a aplicação dos testes, eles são corrigidos e o laudo é elaborado para ser apresentado. Inclui entrevista com pessoas do convívio do paciente para entender como desempenha suas atividades em outros ambientes e/ou como foi sua infância.
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A Reabilitação Neuropsicológica tem como objetivo principal reabilitar funcionalidades do paciente relacionada as uma dificuldade, geralmente causada por trauma encefálico ou doença neurodegenerativa precoce. Essas dificuldades podem surgir no âmbito profissional ou pessoal, como no preparo de alimentos, cuidado com higiene pessoal ou demais atividades básicas da rotina.
Principais queixas e indicações:
- Dificuldades no desempenho diário, causada por doença neurodegenerativa ou por trauma encefálico
- Esquecimento constante, desatenção
- Diagnóstico de comprometimento nas áreas cognitivas
Benefícios:
- Melhora na qualidade de vida
- Melhora no desempenho de atividades diárias e nas funcionalidades do paciente
- Melhora no relacionamento interpessoal com colegas, amigos e familiares
- Retomada de atividades que ficaram comprometidas
Como funciona: encontros semanais para realizar atividades sozinho(a) e com familiares, para desenvolver a autonomia e/ou melhorar seu desempenho. São passadas atividades para casa, para dar continuidade à reabilitação. Após um período as sessões podem ser espaçadas quinzenalmente ou mensalmente para manutenção.